Rede de Produtos Conscientes

O QUE É?

É uma Plataforma Digital que pretende reunir Produtores Socialmente Responsáveis e Ecológicos existentes na cidade.

OBJECTIVOS 

A Rede de Produtos Conscientes surge para tornar mais visíveis e acessíveis as marcas sociais e ecológicas existentes na cidade bem como para criar soluções que sirvam o seu desenvolvimento conjunto.

A criação de uma plataforma comum de informação e venda em formato digital, pretende facilitar e impulsionar a sua divulgação e distribuição .

Com novos meios de venda, é reforçado o contributo destes produtos e desta rede para o desenvolvimento local, seja através da melhoria da qualidade de vida de grupos vulneráveis, do aproveitamento de desperdícios locais ou da valorização de recursos endógenos dos territórios através de processos de produção.

ACTUAÇÃO

  • Criação de um sistema de e-commerce para divulgação e venda online dos produtos de marcas sociais e de inovação socioecológica locais.
  • Criação da estrutura de funcionamento do site, com filtros para fácil identificação das categorias de “Produtos Conscientes” por natureza e tipologia de impactos.
  • Mapeamento das marcas presentes nos territórios BipZip (Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária no Município de Lisboa). Territórios estes, onde o projecto irá centrar o seu impacto.
  • A actividade será assegurada por uma equipa multidisciplinar que irá incluir 1 técnico de informática e software, 1 webdesigner, 1 técnico marketing e comunicação digital, 1 fotógrafo dos produtos; 1 técnico de sistema, 1 técnico de acordos e relação com as marcas e definição de filtros diferenciadores, 1 técnico de gestão operacional da distribuição; 1 coordenadora do projecto;

PARCEIROS 

A ARS – Associação para a Resiliência da Região de Lisboa, (Parceiro) terá funções de desenho da estrutura da Rede e dos seus sistemas, num trabalho colaborativo com todos os intervenientes do projecto, centrado na construção da resiliência da Rede de Produtos Conscientes enquanto rede socioeconómica de consumo consciente, capacitando a mesma para o crescimento autónomo (morphogénico).

A Um Dia Puro – Associação para a Economia Colaborativa, (Promotor) irá assumir a realização do mapeamento das marcas com impacto social na cidade, em colaboração com todos os parceiros formais e informais do projecto, identificar os critérios de diferenciação e contribuir para o modelo de funcionamento colaborativo da Rede na sua vertente digital e física.

Programa – BipZip  (Parceiro/Financiamento Institucional)  

Instrumento Municipal de Políticas Públicas que visa dinamizar parcerias e pequenas intervenções locais de melhoria dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária abrangidos, através do apoio a projectos locais que contribuam par ao reforço da coesão socioterritorial no município.

 

 

 

PONTO DA SITUAÇÃO

Projecto em andamento, iniciado em Outubro de 2017.