Index da Resiliência da Região de Lisboa

 

O QUE É?

O Index para a Resiliência da Região de Lisboa é uma ferramenta de monitorização e de análise de risco que pode ser aplicada a diversos recursos essenciais à nossa existência. A ferramenta tem a vantagem de analisar indicadores muitos diversos que se desenvolvem a diferentes velocidades, o que lhe permite prevenir crises de subsistência em recursos tão diversos como os hídricos, energéticos e económicos, entre outros. O Index para a Resiliência da Região de Lisboa permite a introdução de novos dados de uma forma simples, adequando-o a diversos cenários.

 

02_christopher-gower-291246-unsplash

 

OBJECTIVOS

  • Aprofundar a base de dados do Index para outros campos relacionados com a resiliência e a sustentabilidade.
  • Criar um software informático em plataforma aberta que permita uma utilização generalizada do Index quer pela comunidade académica, quer pela sociedade civil.
  • Usar o Index para desenvolver modelos mais específicos (por exemplo, um modelo para a água) e criar jogos interactivos on-line para sensibilizar a população para as questões da preservação de recursos.

 

ACTUAÇÃO

  • Utilizar os jogos interactivos para intervir junto das populações mais jovens – em escolas ou eventos específicos – como forma de educação para a cidadania no que respeita à sustentabilidade de recursos.
  • Actuar junto das comunidades mais vulneráveis, uma vez que estas são as primeiras a sentir as consequências dos problemas de escassez de recursos.

 

PARCEIROS/EQUIPA

ARS em conjunto com um grupo do Mestrado Europeu de Dinâmica de Sistemas, nomeadamente os investigadores Wang Zhao, Igor Oliveira e Iris Claessen.

 

PONTO DA SITUAÇÃO

O Index para a Resiliência da Região de Lisboa já foi apresentado publicamente. Estamos agora a desenvolver as outras actividades de forma a dar continuidade ao projecto.

 

logos Out 2018