O impacto das alterações Climáticas é claro, o stress hídrico está presente e o risco é real. Isto significa que nos são exigidas estratégias progressivas de defesa dos recursos, pois este fenómeno afecta as comunidades, especialmente as mais vulneráveis. Se não formos suficientemente produtivos, no curto prazo, são prováveis sérias tensões sociais.
Por isso, a Associação para a Resiliência da Região de Lisboa, em parceria com o grupo de mestrado do Programa Europeu de Dinâmica de Sistemas, está a desenvolver e irá apresentar o Index de Resiliência Regional. Um sistema informático que nos permite monitorizar funções críticas para a segurança, adaptação e desenvolvimento da Região de Lisboa. Em particular, nesta fase, permite a análise estrutural de problemas de segurança hídrica, o que nos ajudará a desenvolver estratégias de acção e políticas eficazes no contexto da água.
Convidamos todos para a apresentação deste Index e sobretudo para o debate sobre os Caminhos para a Segurança Hídrica que a nossa comunidade terá que fazer; por nós e pelas gerações futuras.
Para mais informações, contacte-nos: ars.rlx.comunicacao@zoho.eu