Observamos riscos globais – promovemos resiliência local
A ARS – Associação para a Resiliência da Região de Lisboa é uma organização independente, sem fins lucrativos, criada para dar resposta a tendências globais de risco que pressionam progressivamente a nossa sociedade e constituem ameaças à sua estabilidade e desenvolvimento. Em particular, surge da necessidade de acompanhamento activo, por parte da sociedade civil, de políticas públicas que afectam os nossos interesses comuns.
A ARS foi criada por um grupo multidisciplinar independente de interesses partidários ou empresariais.
Em particular, a ARS preocupa-se com os seguintes mega-riscos:
Pensar resiliência
Porque antes de agir é preciso pensar, a ARS criou o seu Think Tank, um grupo de trabalho onde debatemos e monitorizamos mega riscos globais e seus respectivos potenciais de impacto na nossa região. Desta actividade resultam um conjunto de debates anuais, bem como recomendações de linhas de acção cívica, empresarial e governativa.
Praticar resiliência
Através de iniciativas cívicas desenvolvemos planos de acção comunitários para a prevenção e mitigação dos riscos observados. Contribuímos com diversos projectos para a resilência da região de Lisboa nas áreas social, ambiental, democrática, económica e tecnológica.